Tarefa: SI Validar Especificação de Requisitos
Validar e obter aprovação da especificação de requisitos
Disciplinas: 2 Atividade Análise dos Requisitos do Software
Finalidade
A finalidade dessa tarefa é garantir formalmente que os resultados das tarefas dos requisitos estejam em conformidade com a visão que o cliente tem do sistema.
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Descrição Principal
      Validar que a especificação de requisitos satisfaz as necessidades e expectativas acordadas, incluindo a usabilidade da interface do usuário. Os resultados encontrados são documentados em resultados da validação e correções são feitas até que o documento seja aprovado pelo cliente.
      Etapas
      Passo 1: Aspectos a considerar na revisão dos requisitos

      Observações para as revisões:

      • Sempre administre as revisões em uma reunião, embora os participantes das reuniões possam preparar algumas revisões por sua própria conta;
      • Verifique continuamente o que está sendo produzido para certificar-se de que a qualidade do produto seja a melhor possível. As listas de verificação são fornecidas com essa finalidade. Você pode usá-los para reuniões de revisão informais ou em tarefas diárias;
      • As revisões devem concentrar-se nos requisitos que estão sendo desenvolvidos no momento.

       As seguintes funções participarão das reuniões de revisão:

      • Uma pessoa agindo como um revisor de requisitos, com conhecimento considerável do domínio de negócios ou de tecnologia, além de conhecimento detalhado das técnicas aplicadas de facilitação e de modelagem;
      • Uma pessoa que especifica e mantém os requisitos detalhados do sistema;
      • Uma pessoa que lidera e coordena a obtenção de requisitos, delimitando o sistema e definindo sua funcionalidade

      Você também deve considerar as seguintes funções para participarem das reuniões de revisão, especialmente em marcos-chave:

      • Investidores - clientes e usuários (quando aplicável);
      • Responsável por definir e supervisionar o processo de controle de mudanças (quando houver revisão de controles de mudanças)
      • Responsável por orientar o desenvolvimento da arquitetura de software do sistema (opcional, geralmente mais cedo no ciclo de vida do software, quando a arquitetura de software está em desenvolvimento);
      • Gerente de projeto (opcional, geralmente durante as partes iniciais do ciclo de vida ou quando as alterações principais estão sendo revisadas).

      É importante encontrar o equilíbrio certo entre a inclusão dos participantes desejados e a manutenção de uma revisão gerenciável e produtiva. Tenha cuidado para incluir somente os participantes que contribuirão para que os objetivos da revisão sejam atingidos. Geralmente, é mais produtivo administrar várias sessões de revisão centradas com um pequeno número de participantes do que gerenciar uma única revisão envolvendo vários participantes.



      Passo 2: Reuniões de revisão

      Definir o escopo, as metas da revisão e as abordagens utilizadas para cada combinação específica de escopo/meta. Normalmente, deve-se dividir a revisão nas seguintes reuniões:

      • Uma revisão de controles de mudanças que afeta o conjunto de requisitos existentes e
      • Uma revisão para cada um dos produtos de trabalho dos requisitos-chave. Se o sistema for grande, divida essa revisão em várias reuniões, possivelmente uma por área-chave funcional.

      Mesmo que você consiga revisar tudo em uma mesma reunião, suas conclusões provavelmente não serão aprovadas na primeira vez. Esteja preparado para fazer novas revisões a cada nova versão dos produtos de trabalho dos requisitos.

      Passo 3: Preparar registro de revisão e documentar defeitos

      Documentar os resultados da revisão e assegurar que os defeitos identificados foram documentados. Após cada reunião de revisão, os resultados da reunião são documentados em um registro de revisão. Além disso, todos os defeitos são documentados de acordo com o processo de gerenciamento de mudanças do projeto.   


      Informações Adicionais
      White papers